Bituruna

Roteiro Encantos e Sabores à sombra das Araucárias

Bituruna – União da Vitória – Porto União

O Roteiro Encantos e Sabores à Sombra das Araucárias leva o visitante ao encontro da natureza e do campo ao promover experiências e visitas a produtores de queijos e vinhos tradicionais e a diversos atrativos entre o Paraná e Santa Catarina, bem pertinho do Rio Iguaçu. Vivenciar a cultura e o modo de preparo dos queijos e vinhos desse roteiro é uma experiência única que leva o turista ao encontro da história e da tradição.

A vitivinicultura na região vem de longa data. Muitos descendentes de italianos que migraram para a região há 100 anos trouxeram na bagagem as primeiras mudas de videiras, bem como a os saberes da culinária italiana pra a produção de queijos e vinhos de sabor diferenciado. Na região encontraram terras em altitudes entre 800 e 1100 m dividindo espaço com araucárias centenárias além de um clima propício para manter viva sua tradição vitivinícola. A região está tão envolvida com a produção que Bituruna, a Capital do Vinho do Paraná, já depositou em janeiro de 2021 junto ao INPI o pedido de registro de Indicação Geográfica para proteger os sabores e saberes na produção de vinhos nas variedades de uva Bordô e Casca Dura.

São várias vinícolas e centenas de produtores de queijo, uva e vinho, além de diversos produtos típicos tradicionais da culinária regional como o xixo, o bradwurst, o mel nativo e o famoso steinhaeger.

Não bastasse a fartura que vem do campo a natureza e os atrativos turísticos da região enchem os olhos e refrescam a alma. São inúmeras cachoeiras, igrejas históricas finamente construídas, museus a céu aberto, mirantes e monumentos como o Garrafão de Vinho Gigante, o Morro do Cristo e a Estátua de Santa Bárbara, Morro da Cruz, Pocinho do Monge João Maria, além de um parque temático com navegação pelo Rio Iguaçu, o Parque Histórico Iguassú. Somam-se ao roteiro as atrações culturais da poloneses, ucranianos, alemães, árabes, indígenas e caboclos que deixaram sua marca inconfundível na região principalmente em produtos do campo como geléias, sucos, embutidos, artesanatos em palha, pêssankas, madeira, barro, bordados, dentre outros.


  • Valores: Consulte
  • Datas: A definir